Skip to main content

Search

Mesmo durante a pandemia, é preciso cuidar da saúde mental

A pandemia do novo coronavírus tem mexido com a saúde mental da população. Por conta do distanciamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, planos tiveram de ser adiados e os dias nunca mais foram os mesmos. A nova rotina e tantas incertezas sobre o futuro têm impactado a saúde mental das pessoas e pode contribuir para distúrbios psicológicos.

Agora, seis meses após a confirmação do primeiro caso da COVID-19 no Brasil, aos poucos, a sociedade vai retomando, de forma cautelosa, suas atividades fundamentais, como ir ao médico e trabalhar de forma presencial. 
 
Apesar desses avanços, ainda não sabemos quando a pandemia terá fim. Portanto, a vida nesse “novo normal” exige atenção e cuidados com a  sua saúde mental.  Fique atento aos sinais que o seu corpo apresenta e busque ajuda, com segurança.  Quanto mais cedo um primeiro diagnóstico for realizado, maiores são as chances de encontrar o tratamento adequado e ter uma  vida com mais qualidade.

A esquizofrenia, por exemplo, é uma doença que afeta o funcionamento do cérebro e muitas vezes, tem seus sinais e sintomas ignorados pelo paciente e seus familiares que, por desconhecimento ou receio de sofrer preconceito, devido aos estigmas sociais, adiam a busca por ajuda especializada e, consequentemente, uma consulta médica para receber um possível diagnóstico. 

Precisa ir ao consultório médico? Conheça as principais dicas de proteção contra a COVID-19

  1. Use máscara! Atualmente existem opções acessíveis para serem utilizadas quando for absolutamente necessário sair de casa, como a ida ao consultório médico para acompanhar ou realizar um tratamento. 

  2. Não toque o rosto e nem a parte da frente da máscara.

  3. Higienize sempre as mãos com água e sabão. Caso essa opção não esteja disponível, utilize álcool em gel 70% cada vez que encostar em algo.

  4. Mantenha distância de pelo menos 2 metros das pessoas.

  5. Ao chegar do consultório lave bem as mãos, retire as roupas utilizadas, separe-as dentro de uma sacola e coloque-as para lavar. Logo em seguida, tome um banho. E lembre-se de não tocar em nada dentro de casa antes de higienizar bem as mãos.